segunda-feira, 8 de maio de 2017

BIOGRAFIA DE DAFFÉ

                      





José Carlos Silva, de nome artístico, “DAFFÉ”, como é conhecido, é o mais novo dos seis filhos da senhora Maria Assunção e do senhor Joaquim Alves, ambos falecidos. Radicado a 40 anos em São Luís no Maranhão, é da nova safra de compositores e cantores da musica popular Maranhense. O mesmo possui uma performance de palco, onde procura aliar a música com a sua mensagem emotiva, visto que intitula como real prioridade, passar o devido e necessário sentimento à vibração do público.

Daffé, natural de Coroatá no Maranhão, mas de vivência, advindo de Santa Inês, lugar de grande efetividade cultural nordestina, trazendo assim desde então do berço música nas veias, a figura desbravadora e leal, que se configura na música, a perseverança de fazer valer a arte, e mais precisamente a música em comum acordo com a melodia, a harmonia, a estética e a mensagem escrita.

Suas maiores influências são: Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Lenine, Jorge Ben, Tim Maia, Caetano Veloso, Chico Buarque, Chico Cesar, ...

Em 1997, lançou seu primeiro trabalho, consolidando toda a sua influência musical em um disco, intitulado de CLAREANDO. Com 9 faixas o mesmo foi um disco pretensioso, apesar da escassez de recursos investidos, pois foi na simplicidade e sutileza dos arranjos, e forte entonação vocal, que prevaleceu-se a emoção em detrimento ao estereótipos técnicos, de modo que, este trabalho caiu no gosto dos ouvintes de forma natural, passando a tocar em várias emissoras de rádio do Maranhão. Tal trabalho inicial de Daffé, foi muito bem recepcionado pela crítica local, passando pelo crivo de qualidade de vários nomes da música Maranhense.

Daffé não parou mais: participou de várias coletâneas no Maranhão, festival isso nem se fala, foram tantos de perder a conta. Até que em 2000 lançou o CD PROVÉRBIOS, em 2004 SOMENTE SOLO. Daffé mostra sua qualidade de intérprete num trabalho repleto de canções e referências ao som que se faz, tanto nos bares e nas rodas de amigos. Um CD totalmente acústico. e em 2008 o CD CANÇÕES PARA SOLAR, 2009 o CD “PÉ DE BEIJO” 2010 O CD “É SÃO JOÃO” bem aceito tanto pela critica quanto pela mídia.  Chegou a ganhar o premio Universidade de melhor CD Junino.

 Daffé foi um dos fundadores do grupo folclórico do bairro do São Francisco em São Luiz Maranhão.
O Boizinho Incantado”. Boi de viola no sotaque Ilha , Pindaré e zabumba.
No grupo, Daffé produziu quatro CDs com suas músicas. Foram 17 anos de terreiro e luas no período Junino.

Daffé ocupou como gestor cultural o cargo de Secretario de Cultura de Santa Inês, no período de, 2014 a 2017  

Nenhum comentário:

SHOW NA AABB - HAPPY HOUR