quinta-feira, 17 de julho de 2014

Academia Jovem Concertante se apresenta em Santa Inês na próxima semana



Na próxima quarta-feira, 23 de abril, a partir das 20h, 21 jovens entre 16 e 26 anos, oriundos de escolas de músicas e projetos de inclusão social, vão se apresentar em concerto gratuito na Praça da Saudade, no Centro de Santa Inês.
Os músicos foram selecionados para realizar a primeira turnê da Academia Jovem Concertante, projeto idealizado pela pianista Simone Leitão com o objetivo de dar oportunidade a jovens músicos de se desenvolver na carreira musical por meio da experiência em um conjunto orquestral.
A turnê pelo Maranhão, iniciada no dia 18 de março, com apresentação em São Luís, foi vista também em Vitória do Mearim no dia 19 e Itapecuru-Mirim no dia 20 de março. Os próximos concertos acontecem em Santa Inês, dia 23, e Alto Alegre do Pindaré no dia 24 de março.
Com direção artística da própria Simone e direção musical do violinista Daniel Guedes, a Academia Jovem Concertante faz em cada cidade visitada, concertos de câmara didáticos em espaços alternativos, como escolas públicas, hospitais e presídios. O valor arrecadado com a venda dos ingressos nos concertos pagos será revertido para a compra de acessórios para os instrumentos dos próprios integrantes do grupo.
Segundo Simone, o projeto se chama Academia porque há uma preparação artística e psicológica, focada na performance dos jovens. A organização entrou em contato com diretores de vários projetos de excelência, que usam a música como ferramenta de cidadania, para que indicassem jovens talentos. O grupo reúne músicos de oito estados, oriundos de cidades grandes e do interior.
O repertório dos concertos será formado pelo Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4, de Villa-Lobos; o Concerto nº 1 em ré menor para piano e cordas, de Bach, em que Simone Leitão será a solista; a Sinfonia nº 29 em lá Maior, de Mozart; o Concertino para violino e orquestra de câmara, de Guerra-Peixe, que terá Daniel Guedes como solista; e pela música “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que ganhou arranjo especial de Wagner Tiso e terá participação de Simone Leitão. Além de se apresentar como solista, o violinista Daniel Guedes também vai reger o grupo.

SHOW NA AABB - HAPPY HOUR