domingo, 9 de junho de 2013

III CONFERÊNCIA DE CULTURA DE SANTA INÊS SUCESSO!!!

Sandra Passinho, Prefeito de Santa Inês Ribamar Alves, João zinho
Ribeiro, Adjunto Paulo Rodrigues, Secretário de Cultura Daffé e Treze
Treze.

Cerca de 300 pessoas entre representantes da sociedade civil, autoridades, artistas, produtores culturais de todos os segmentos e representantes do poder público participaram ontem, 7, da III Conferência de Cultura de Santa Inês.
Com o tema ”Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento do Vale do Pindaré”, o evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Santa Inês e serviu para de bater políticas para o desenvolvimento e propagação da diversidade e cidadania em torno da cultura de Santa Inês e do Vale do Pindaré.
A palestra de abertura foi proferida por Joãozinho Ribeiro, poeta e compositor dos mais renomados da cultura maranhense e que também é advogado, professor e já atuou como secretário de Cultura do Governo Jackson Lago e integrou também o Ministério da Cultura.

Professor Joãozinho palestrou sobre o tema ”Uma política de estado para cultura: desafio do sistema nacional de cultura”, abordando a importância da cultura nos municípios maranhenses. Ele explanou sobre experiências e dificuldades vividas como incentivador da cultura.
O prefeito de Santa Inês, José de Ribamar Costa Alves, que esteve presente na conferência, falou da importância dos movimentos e das tradições culturais do município e da região para o Maranhão.
Presente também no encontro, a primeira-dama Luana Costa falou das propostas para a cultura local e anunciou a projeto de criação do Plano Municipal de Cultura, dispositivo que visa criar um calendário com todas as ações culturais a serem desenvolvidas em Santa Inês ao longo do ano.
O secretário de Cultura de Santa Inês, José Carlos Silva (Daffé), se disse satisfeito com a realização da III Conferência e agradeceu a participação dos movimentos e incentivadores da cultura regional.
Em diversos momentos da conferência, aconteceu demonstração das manifestações culturais da região, contando inclusive com a participação de índios da etnia Guajajaras.
Divididos em grupos, os participantes criaram propostas para a “Implementação do Sistema Nacional de Cultura”; para a “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”; “Cidadania e Direitos Culturais” e para o “Desenvolvimento da Cultura”.
Também foram eleitos os 14 delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será em setembro em São Luís. (Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês)
 

DAFFÉ

DIA 04 DE AGOSTO "DAFFÉ ACÚSTICO" MÚSICA AO VIVO NO BURITECO.  CENTRO HISTÓRICO,  REVIVER EM SÃO LUIS MARANHÃO