domingo, 9 de junho de 2013

III CONFERÊNCIA DE CULTURA DE SANTA INÊS SUCESSO!!!

Sandra Passinho, Prefeito de Santa Inês Ribamar Alves, João zinho
Ribeiro, Adjunto Paulo Rodrigues, Secretário de Cultura Daffé e Treze
Treze.

Cerca de 300 pessoas entre representantes da sociedade civil, autoridades, artistas, produtores culturais de todos os segmentos e representantes do poder público participaram ontem, 7, da III Conferência de Cultura de Santa Inês.
Com o tema ”Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento do Vale do Pindaré”, o evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Santa Inês e serviu para de bater políticas para o desenvolvimento e propagação da diversidade e cidadania em torno da cultura de Santa Inês e do Vale do Pindaré.
A palestra de abertura foi proferida por Joãozinho Ribeiro, poeta e compositor dos mais renomados da cultura maranhense e que também é advogado, professor e já atuou como secretário de Cultura do Governo Jackson Lago e integrou também o Ministério da Cultura.

Professor Joãozinho palestrou sobre o tema ”Uma política de estado para cultura: desafio do sistema nacional de cultura”, abordando a importância da cultura nos municípios maranhenses. Ele explanou sobre experiências e dificuldades vividas como incentivador da cultura.
O prefeito de Santa Inês, José de Ribamar Costa Alves, que esteve presente na conferência, falou da importância dos movimentos e das tradições culturais do município e da região para o Maranhão.
Presente também no encontro, a primeira-dama Luana Costa falou das propostas para a cultura local e anunciou a projeto de criação do Plano Municipal de Cultura, dispositivo que visa criar um calendário com todas as ações culturais a serem desenvolvidas em Santa Inês ao longo do ano.
O secretário de Cultura de Santa Inês, José Carlos Silva (Daffé), se disse satisfeito com a realização da III Conferência e agradeceu a participação dos movimentos e incentivadores da cultura regional.
Em diversos momentos da conferência, aconteceu demonstração das manifestações culturais da região, contando inclusive com a participação de índios da etnia Guajajaras.
Divididos em grupos, os participantes criaram propostas para a “Implementação do Sistema Nacional de Cultura”; para a “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”; “Cidadania e Direitos Culturais” e para o “Desenvolvimento da Cultura”.
Também foram eleitos os 14 delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será em setembro em São Luís. (Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês)
 

SHOW NA AABB - HAPPY HOUR