terça-feira, 16 de abril de 2013

Paulo Rodrigues comenta novo livro de Barrozo. Ele que é um poeta de lirismo nas alturas e um grande cronista. Vejamos o seu texto:







Paulo Rodrigues (Poeta e Cronista)
Barrozo: Competência e Seriedade Literária

      Acabei de ler o segundo livro do Raimundo Barrozo cujo título é ´Fundamentos , Talvez... Poesias, ou Quase’ e fiquei deveras maravilhado com a qualidade da linguagem, com a capacidade reflexiva, com a abordagem dos temas numa linha crescente, didática e corajosa. Sei que a poesia nasce nos becos, nas ações cotidianas, como também nasce na vontade de gritar ao mundo as frustações do existir.
      Observo com clareza, uma linha filosófica um tanto evoluída nas linhas poemáticas desse autor tão chegado ao real, ao verdadeiro. Quando reli JULGAMENTO, DESAFIANDO A GRAMÁTICA, UM GRANDE CAPITÃO DE SAIAS, CONFORMISMO vi ali um ser transbordando mil gritos de inconformismos, cheio de liberdade, com um heroísmo bem transparente, porque é preciso ousadia para espalhar o pensamento. Essa ousadia é típica do referido poeta.
      Portanto, me alimentei alguns dias da produção por vezes hiperbólica, ou paradoxal do Barrozo como podemos constatar, meus leitores, no trecho que segue: “A vida é uma árdua e longa jornada/ para que nesta empreitada não te magoe/ construa teu próprio destino, caminho/ com muito cuidado para não tropeçar.../ tenho sonhos, muitos sonhos/ É bom ter sonhos, vale a pena sonhar”.
      E como vale, meu confrade. Sonhar com poesia, com um universo feito de acrobacias nas palavras. Como afirmou T. S. Eliot: “só através das piruetas com os versos, das viagens infinitas no VERBUM é que podemos nos conhecer melhor a nós mesmo, assim renovamos nossas utopias. Escrever é uma forma de comungar a nossa alma com o universo”.
     Enfim, o Barrozo Braga através do sonho nos presenteou com mais uma obra, mostrando sua vontade de continuar trilhando os belos caminhos literários com competência e seriedade, marcas de todo seu fazer humano. Sem dúvida, ainda veremos mais produções suas publicadas. Parabéns, meu amigo e exímio POETA!

Paulo Rodrigues
 

SHOW NA AABB - HAPPY HOUR