domingo, 13 de fevereiro de 2011

FOFÃO simbolo do carnaval Maranhense


A fantasia de fofão costuma obedecer a um padrão. “Macacão de chita colorido e máscara horripilante. Nas mãos, uma boneca e uma varinha”, explica o chefe do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Sebastião Cardoso.

Com base nesse protótipo, os brincantes fazem as mais variadas adaptações, buscando personalizar a fantasia. Isso, associado à imensa popularidade do personagem, acabou por promover a industrialização das máscaras. Antes resultados de horas de dedicação e muita criatividade sobre o papel machê, hoje são, em maioria, confeccionadas em pano ou borracha.

De qualquer forma, muita gente desconhece as características típicas e históricas do personagem. A exposição mostra exatamente isso, “por meio das peças que compõem o acervo do Centro de Cultura Popular”, completa Sebastião Cardoso.

Contexto
Durante o Carnaval, o fofão invade as ruas de São Luís, colorindo a paisagem e alegrando os foliões. Usam macacões coloridos e folgados, com guizos (que fazem o barulho tradicional que se ouve quando eles passam pelas ruas). Nas mãos, costumam levar uma boneca e uma varinha. Quem pegar nas bonequinhas acaba tendo que pagar algum trocado senão fica sendo perseguido até o dia acabar.

Em todas as cidades e bairros, sobretudo nos mais tradicionais, é fácil ver adultos e crianças fantasiados com as roupas que caracterizam essa figura durante o período carnavalesco.

Algumas pessoas costumam procurar semelhanças entre o Fofão maranhense e os palhaços da Comédia del’Arte. Outros ainda com o Bulfão medieval ou com o Bobo da Corte. Mas, semelhanças e diferenças à parte, o Fofão é uma das figuras mais emblemáticas do carnaval maranhense.

SHOW NA AABB - HAPPY HOUR