domingo, 13 de fevereiro de 2011

FOFÃO simbolo do carnaval Maranhense


A fantasia de fofão costuma obedecer a um padrão. “Macacão de chita colorido e máscara horripilante. Nas mãos, uma boneca e uma varinha”, explica o chefe do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Sebastião Cardoso.

Com base nesse protótipo, os brincantes fazem as mais variadas adaptações, buscando personalizar a fantasia. Isso, associado à imensa popularidade do personagem, acabou por promover a industrialização das máscaras. Antes resultados de horas de dedicação e muita criatividade sobre o papel machê, hoje são, em maioria, confeccionadas em pano ou borracha.

De qualquer forma, muita gente desconhece as características típicas e históricas do personagem. A exposição mostra exatamente isso, “por meio das peças que compõem o acervo do Centro de Cultura Popular”, completa Sebastião Cardoso.

Contexto
Durante o Carnaval, o fofão invade as ruas de São Luís, colorindo a paisagem e alegrando os foliões. Usam macacões coloridos e folgados, com guizos (que fazem o barulho tradicional que se ouve quando eles passam pelas ruas). Nas mãos, costumam levar uma boneca e uma varinha. Quem pegar nas bonequinhas acaba tendo que pagar algum trocado senão fica sendo perseguido até o dia acabar.

Em todas as cidades e bairros, sobretudo nos mais tradicionais, é fácil ver adultos e crianças fantasiados com as roupas que caracterizam essa figura durante o período carnavalesco.

Algumas pessoas costumam procurar semelhanças entre o Fofão maranhense e os palhaços da Comédia del’Arte. Outros ainda com o Bulfão medieval ou com o Bobo da Corte. Mas, semelhanças e diferenças à parte, o Fofão é uma das figuras mais emblemáticas do carnaval maranhense.

6 comentários:

Anônimo disse...

Alguém aí já notou que os carnavais de rua de São Luís estão perdendo o brilho?
O único lugar onde existe fofão no mundo é aqui em São Luís! Não seria um motivo de orgulho?
Quando era criança, cansei de brincar de fofão, sempre saia com um pedaço de pau para afugentar os cachorros, meu sonho era aquela máscara dos ratos, achava o máximo, hoje, tenho 21 anos, e falta uma semana para o carnaval, mandei fazer um pra mim e saí brincando...
A realidade que se viu foi só uma, a das pessoas olhando tão admiradas que parecia que isso era de outro mundo... sabe!?
Não sei se me achavam louco ( o que eu não me importo) ou diferente demais no meio da multidão... ( só tinha eu vestido assim), parecia que a infância de ontem, não contava mais.
Hoje, todos vão para o interior, se você for pelas BRs é um caos, porque não se tem educação no trânsito e ninguém tem paciência...chegando lá colocam as músicas que querem nas suas caminhonetes possantes , compram enorme quantidade de bebida alcóolica e acham que carnaval é colocar forró, funk e o que mais me entristece - AXÉ, para o povo ouvir, além de ser uma poluição sonora... é um lixo,deviam por no mínimo marchinhas.
Pra quem não sabe em Recife - PE é considerado crime o carro que for pego com som alto enaltecendo o carnaval da Bahia com músicas de artistas como Asa de águia ou Chiclete com Banana!!! o dono tem o carro apreendido, rebocado e o som é destruído, porque lá se tem repeito e admiração pelo carnaval local, o carnaval do frevo e das tradições de lá, assim como Olinda - PE.

Será que uma banda de axé como uma dessas é mais importante?
Será que eles ficam felizes ao pegar nosso dinheiro e levar pra Bahia?
Será que o carnaval da Bahia já não ganha tanto dinheiro?
Quer ir pra Bahia vá! mas escute suas músicas lá na Bahia! pelomenos ná nossa época carnavalesca!
Perdeu-se o respeito!!!
Eu pergunto : -" QUAL A FIGURA PRINCIPAL DO CARNAVAL MARANHENSE"
pensou-se logo nele não foi !?
O fofão, uma manifestação cultural ímpar, não um simples pano florido e uma máscara

é um personagem que leva alegria e enche de cor os olhos das pessoas!
Como seria bom ver todo mundo de fofão!!!
as crianças, os pais, as mulheres, os jovens.
E o pior é que são esses jovens que acham que é "pagar mico" sair vestido assim, pensando que as garotas não vão dar "bola", coitados... falo por mim e posso afirmar que elas acham lindo isso !
Esses jovens que tem vergonha ?! Vergonha é o pai não mostrar a história e a grandeza disso pro seu filhinho , vergonha, é enaltecermos a festa dos outros Estados, vergonha é nos envergonharmos da nossa própria cultura.
Rio de Janeiro é Rio de Janeiro!!! O que que a gente quer em colocar uma passarela do samba aqui em São Luís!? é pra arrecadar mais dinheiro pra Sarney? é isso?

Saudade dos antigos carnavais, onde a violência era menor, onde a tristeza ficava em casa...
Por que o tempo não parou quando eu tinha 7 anos de idade...? Saudade dos carnavais de outrora.
Obrigado

Anônimo disse...

acima
Guilherme Macedo - odontologia

Anônimo disse...

UMA COMPLETA DESCULTURALIZAÇÃO QUE ESTÁ ACONTECENDO, E O PRÓPRIO LUDOVISCENSE É CONIVENTE!
SERÁ UMA TRISTEZA SEM FIM...
ELE IRÁ DESAPARECER DEBAIXO DOS NOSSOS OLHOS.
SAUDADES DO FOFÃO!!!

Isabela Fontana

Anônimo disse...

Quem vem de fora, não vem ver trio elétrico, quem vem de fora, não vem ver desfiles de escola de samba.

Ver pra VER O NOSSO CARNAVAL ( QUE É DE RUA) e principalmente os fofões!!!

Ô LÁ LÁ MEU FOFÃÃÃÃÃO

Carlos Eduardo

Anônimo disse...

Carnaval de São Luís é de bloco de sujo, nunca vi a Func fazer nenhum projeto que inspirasse a população para sair fantasiada, isso é claro, com um policiamento ostensivo, com um controle, não se tem planejamento em nada... não há uma união da secretaria de cultura com a de segurança pública... enfim, é tudo "jogado" ... negar o fofão é negar nossa própria identidade, nossa própria história, nada deve se sobrepor a isso... é triste...

Anônimo disse...

nem só isso, naquele Reviver e lá no aeroporto deveria ter era uma roda de tambor de crioula todo dia, fofão, grupos de boi, DINHEIRO PRA PAGAR os brincantes, NÃO FALTA!!! é só preguiça de pensar e de agir... quando se chega em salvador vem as baianas todas a caráter te oferecendo os passeios folhetos de cultura e ainda te dão acarajé!!! roda de capoieira , enfim, do mesmo jeito é em Fortaleza, você chega, já cai todo mundo em cima, te dão uns chapéus de sol gigantes, você chega em Manaus vem os índios pintando suas bochechas no desembarque... AQUI QUE É A CAPITAL COM A MAIOR VARIEDADE EM TUDO " MEU DEUS" EM TODOS OS ASPECTOS EM TODAS AS VERTENTES, MANFIESTÇÕES, ENFIM... NÃO TEM É NADA, NÃO SEI nem como sustenta o título de patrimônio... ninguém cuida, ninguém enobrece, não colocam nada pra turista ver, o cais, já era, é lixo, eu nem gosto de lembrar... São Luís parece estar longe de ser REALMENTE uma cidade TURÍSTICA, sinto pena... espero que eu esteja errado e que as autoridades façam alguma coisa!!!

SHOW NA AABB - HAPPY HOUR